Reações Nucleares
Trabalho de quimica apresentado por Ueslei Bomfim, Thaina Conceição, Cristiane Conceição, Jeane Dantas, à Faculdade Unirb, um dos métodos avaliativos para a 3° unidade do curso de engenharia civil.
Orientador(a):
Prof(a). Eliane
UNIRB
09/05/2015
Reações Nucleares
Reação nuclear ou Reação nuclear, em Física Nuclear, é qualquer reação em que ocorra modificação de um ou mais núcleos atômicos, onde dois ou mais átomos se unem ou um átomo sofre fissão nuclear. Tal reação não deve ser confundida com uma reação química, ocorre com os elétrons periféricos do átomo.
Uma reação nuclear pode ser representada por uma equação similar a uma equação química, e balanceada de uma maneira análoga. O decaimento, embora não seja uma reação no sentido estrito da palavra, pode ser representado da mesma maneira. A energia nuclear é aquela que se libera em consequência de uma reação nuclear. As mais importantes, do ponto de vista da produção de energia, são a fissão e a fusão nuclear.
Usualmente, as reações nucleares são produzidas bombardeando-se um núcleo alvo com um projétil que pode ser algum tipo de partícula ou núcleo pequeno, de modo que a repulsão colombiana não se torne um obstáculo muito grande. As reações que envolvem energias não muito grandes ocorrem em duas fases. Na primeira fase, o núcleo alvo e o projétil se agrupam, formando a Cinética das reações nucleares.
Por exemplo, uma partícula a com uma energia cinética de cerca de 7 Medv. colide com um núcleo de nitrogênio 14. O resultado é um núcleo composto que consiste de todos os núcleos da partícula a e do nitrogênio 14 num estado altamente excitado. Esse núcleo composto, sendo constituído de 9 prótons, é um núcleo de flúor. Como esse núcleo composto está num estado altamente excitado, pode-se esperar que ele emita uma partícula (ou um fóton) no processo de passagem a um estado menos excitado ou ao estado fundamental do núcleo filho.
Essas reações são interessantes porque produzem