Humanismo antigo
Aluno: Esdras Alencar e Silva
Turma: MP11
Disciplina: Humanismo e Cidadania
Prof: Arthur Peregrino
O Humanismo Antigo
HUMANISMO DOS GREGOS
A base de a cultura ocidental dar-se pelo legado Grego, berço que exerceu influência em todo o Humanismo ocidental, seja ele englobada na característica Cristã ou não. Em resumo, não há de se falar em Humanismo sem a influência Grega dentro dos ditames estabelecidos nessa cotenda.
Três personagens são de uma importância ímpar no desenvolvimento da cultura Grega e podem ser divididos no contexto da idade antiga cristã até a Idade Média (Platão), Idade Media ( Platão, mas em boa parte, para não dizer a maioria das vezes, Aristóteles) e na idade moderna tendo como seu principal vetor um dos homens mais influentes existentes na história da humanidade ( Sócrates).
A teoria e Arte Grega estão dentro do que se chama praxe, tratando do Humanismo, onde tem como escopo o homem como centralizados das ações existentes nos dias correntes;
OS PRÉ-SOCRÁTICOS
Este período Antecede os três principais expoentes do pensamento ocidental e que influenciou e influencia até hoje, os principais expoentes desse período são Sócrates, Platão e Aristóteles. Nietzsche e Heidegger pr exemplo, chegam a afirmar que aqueles são os únicos legítimos influenciadores do pensamento ocidental, embora essa tese seja discutível, ninguém duvida da importância dos pré-socráticos como fontes do pensamento grego e , portanto, de toda Filosofia Ocidental.
Dizia-se que os pré-socráticos eram extremamente preocupados com o mundo externo, atribuindo a problemática antropológica no pensamento filosófico aos sofistas e principalmente a Sócrates. Agora essa problemática é inconstante, pois os escritos dos pré-socráticos são espaços e muitas vezes indedutíveis da forma que eram postas.
Outro pré-socrático muito influente foi Heráclito de