Humanismo antigo
Hereditárias
Introdução
Doenças hereditárias são conhecidas por ter a classificação de passar de pai para filho e assim todas as pessoas que tiverem o mesmo DNA genético, há diversos tipos de doenças que são causados pela hereditariedade e também por outros fatores, algumas doenças hereditárias são constantemente confundidas com doenças congênitas e doenças genéticas que são completamente diferentes e não dependem da boa saúde de seus antepassados, são doenças causadas por falhas no DNA e podem ser transmitidas durante o parto, mas isso depende do organismo de cada pessoa. As doenças hereditárias variam muito, elas podem apresentar sintomas logo nos primeiros meses de vida ou simplesmente serem descobertas na velhice.
Maioria das doenças está ligada a outros fatores também, por exemplo, a hipertensão, é uma doença hereditária, mas se o indivíduo está exposto a fatores como má alimentação, sedentarismo e obesidade as chances do problema evoluir são bem maiores, por isso se há um quadro na família de hipertensão, por exemplo, os cuidados e a necessidade de uma vida mais saudável aumentam.
Doenças Hereditárias
São um conjunto de doenças genéticas caracterizadas por transmitir-se de geração em geração, isto é de pais a filhos, na descendência e que se pode ou não manifestar em algum momento de suas vidas. As principais são diabetes, hemofilia, hipertensão, obesidade e as alergias.
Diabetes
É uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com