Humanidades
Prof(a) ANDRESSA R. QUEIROZ
1AV: PROVA 2AV: PROVA COLEGIADA 2CH: PROVA COM TODO CONTEÚDO FINAL: PROVA COM TODO CONTEÚDO
andressa.ribeiro@mauriciodenassau.edu.br
HUMANIDADES?
Formação humanística e empreendedora. Cidadania e ética = formação humanista. Humanismo: valorização das ações humanas no desenvolvimento dos valores morais.
Humanismo não aceita a ideia do ser humano como máquina ou animal, sujeito aos processos de condicionamento. Experiência consciente, a crença na integralidade entre a natureza e a conduta do ser humano, no livre arbítrio, espontaneidade e poder criativo do indivíduo.
DEFINIÇÃO
Conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc).
Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas. Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores.
Abraham Maslow (1908-1970), Americano, considerado o pai espiritual do movimento humanista, acreditava na tendência individual da pessoa para se tornar auto-realizadora, sendo este, o nível mais alto da existência humana.
Maslow criou uma escala de necessidades a serem satisfeitas e, a cada conquista, nova necessidade se apresentava.
Isso faria com que o indivíduo fosse buscando sua autorrealização, pelas sucessivas necessidades satisfeitas, conforme gráfico abaixo:
Pirâmide das necessidades básicas do ser humano
Sofisticadas Elementares
TEORIA DA HIERARQUIZAÇÃO DAS NECESSIDADES HUMANAS
Crie a sua!
RESOLUÇÃO CNE/CES 11, DE 11/03/ DE 2002, que em seu artigo 3º. determina:
O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o