Terminologias
Para compreender adequadamente o conteúdo deste é muito importante que se tenha o conhecimento da terminologia técnica adotada nos projetos elétricos e também da NBR
5410/2004, que trata das instalações elétricas em baixa tensão , e das ND’s da CEMIG.
Sendo assim apresentaremos agora os principais termos e definições que serão utilizados no decorrer do nosso módulo de estudo que é: Sistemas Prediais Elétricos e Telefônicos .
Consumidor
É pessoa física ou jurídica legalmente representada, que pode solicitar à concessionária o fornecimento de energia e assumir a responsabilidade pelo pagamento da energia e demais obrigações contratuais.
Unidade Consumidora
É toda edificação individualizada pela respectiva medição, ou seja, é toda edificação ou área da edificação que possua medição própria.
Edificação Individual
É toda e qualquer construção, reconhecida pelos poderes públicos, contendo uma única unidade consumidora.
Edificação de uso coletivo
É toda edificação que possua mais de uma unidade consumidora e que apresente área de uso comum.
Edificações Agrupadas ou Agrupamentos
Conjunto de edificações, reconhecidas pelos poderes públicos, constituída por duas ou mais unidades consumidoras, construídas no mesmo terreno ou em terrenos distintos sem separação física entre eles e juridicamente demarcadas pela prefeitura e com área de circulação comum às unidades, sem caracterizar condomínio.
Limite de Propriedade
São as demarcações ou delimitações evidentes que separam a propriedade do consumidor da via pública e dos terrenos adjacentes de propriedade de terceiros, no alinhamento designado pelos poderes públicos. Porta ou portão entre unidades consumidoras, ou seja, que não dá acesso ao passeio público, não é considerado demarcação ou delimitação evidente de separação física entre propriedades.
Ponto de Entrega
É o ponto até o qual a concessionária se obriga a fornecer energia elétrica, com participação nos investimentos