humanidades
MARX Marx afirmava que os valores da moral vigente ,liberdade,felicidade,racionalidade,respeito a subjetividade e a humanidade de cada um e etc.Eram hipócritas não em si mesmo ,mas porque eram irrealizáveis e impossíveis numa sociedade violenta como a nossa ,baseada na exploração do trabalho na desigualdade social e economia na exclusão de uma parte da sociedade dos direitos políticos e culturais .
A moral burguesa ,dizia Marx ,pretende ser o racionalismo humanista ,mas as condições naturais concretas em que vive as maioria da sociedade impedem a existência plena do ser humano que realize os valores éticos para Marx ,portanto tratava-se de mudar a sociedade para que a ética pudesse concretizar –se. Marx tentava impor regras em uma sociedade violenta e desestruturada ,tentando impor a ética nessa época era impossível de se concretizar.
Se nós, seres humanos, possuímos um mecanismo adaptativo em que coexistem a COMPETIÇÃO e a COOPERAÇÃO, devemos, nestes momentos decisivos, tentar descobrir se há possibilidade de se promover uma educação que seja capaz de fazer com que o sentimento de COOPERAÇÃO sobrepuje o de COMPETIÇÃO, a ponto de que este se torne insignificante, e permita a constituição de uma verdadeira sociedade humana igualitária.
Karl Marx defendeu isso, e Sigmund Freud, que estudou profundamente as reações psicológicas humanas, não aderiu a suas teorias. A História da humanidade depõe contra a possibilidade de prevalência da cooperação sobre a competição. Temos o exemplo da União