Hudson Taylor
Aluno Gustavo D. Nascimento
Hudson Taylor
Nenhum outro missionário durante os dezenove séculos desde o apóstolo Paulo teve uma visão mais ampla e empreendeu um plano mais sistemático para a evangelização de uma grande área geográfica do que Hudson Taylor. Seus objetivos estavam fixados em alcançar a China inteira.
Hudson Taylor nasceu em Yorkshire, na Inglaterra, em 1832. Seu pai era farmacêutico e também pregador metodista leigo, instilando na mente e coração do seu filho uma paixão pelas missões. Antes de chegar aos cinco anos, o pequeno Hudson
Taylor já contava às visitas que desejava ser missionário quando crescesse e a China era a terra que mais provocava a sua curiosidade. A leitura bíblica e a oração em família fizeram parte integrante de sua educação, mas Taylor não foi convertido antes dos 17 anos. A partir dessa época, Taylor começou a concentrar seus objetivos no serviço missionário na China. Aos 18 anos, começou a estudar medicina, primeiro como assistente de um médico do interior e mais tarde fez estágio no Hospital de Londres.
Durante esse período o jovem Taylor começou um programa rigoroso de autonegação como preparo adicional para o serviço missionário. Ele se esforçava para viver inteiramente pela fé. Sua dieta era simples: 500g de maçãs e um pedaço de pão por dia. Seu quarto no sótão não tinha qualquer dos confortos a que se acostumara.
Ele recusou até lembrar seu empregador de pagar seus salários há muito vencidos. Seu raciocínio era simples: “... quando chegar à China não poderei pedir nada a ninguém, só a Deus”. Sua saúde já frágil declinou com a dieta insuficiente e seu contato com um cadáver infectado não ajudou a situação. Ele contraiu uma “febre maligna” que quase acabou com a sua jovem vida, obrigando-o a interromper seus estudos de medicina por vários meses.
A oportunidade de Taylor ir para a China surgiu inesperadamente. Seus planos de completar sua carreira médica foram subitamente interrompidos