425083998
2870 palavras
12 páginas
Conceito de ErgonomiaCheck lista de Hudson Couto
A primeira definição de trabalho aparece nas escritas nas Sagradas em Gênesis 3:17b, 19 “Disse, pois, o Senhor Deus ao ser humano: maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes a terra, porque dela foste tomado; pois és pó, e ao pó tornarás”. Portanto entende –se que o trabalho esta relacionado ao sofrimento.
A palavra ergonomia é de origem grega ERGO significa trabalho, NOMOS regras. Logo podemos afirmar que se trata de REGRAS DE TRABALHO. Talvez a ergonomia tenha nascido a partir do sofrimento da jornada de trabalho e desde então ,no começo dos tempos ,o homem vem lutando para que suas tarefas sejam feitas com menos sofrimento. Bem como o homem primitivo e com sua necessidade de se proteger e sobreviverao fazer seus utensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos, tacape para se defender ou abater animais, ocasionalmente já fazia uso da ergonomia. Partindo desse principio o homem primitivo observou que se utilizando de ferramentas suas atividades seriam feitas com mais conforto e menos esforços. O termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez, em 1857, pelo polonês W. Jastrzebowski, que publicou um artigo intitulado “Ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciência da natureza”.
Para algumas instituições o conceito de ergonomia esta definido com pouca diferença. Os conceitos definidos são:
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE: "A Ergonomia é uma ciência que visa o máximo rendimento, reduzindo os riscos do erro humano ao mínimo, ao mesmo tempo trata de diminuir, dentro do possível, os perigos para o trabalhador. Estas funções são realizadas com a ajuda de métodos científicos e tendo em conta, simultaneamente, as possibilidades e as limitações humanas devido à anatomia, fisiologia e psicologia".
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHO: "A Ergonomia consiste na