hstoria da matematica
Nome do(a) aluno(a):
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: História da Matemática
Professor(a): Rosana Camilo da Rosa
Data:
Tópicos de Estudos: 1 e 2
Unidades do Livro Didático: 1 até 5
Questão 1:
Cláudio Ptolomeu (85 d.C – 165 d.C) foi astrônomo, geógrafo e matemático. Escreveu um tratado astronômico e matemático sobre o movimento estelar e planetário que celebraria o modelo geocêntrico do universo e seria um dos textos científicos de maior influência de todos os tempos. Intitulado de Síntese Matemática e composto por 13 livros, seu tratado ficou conhecido por Almagesto — o maior. Em seu Almagesto, Ptolomeu deu a contribuição mais significativa para a Trigonometria na Antiguidade. Descreva, de forma sucinta, o desenvolvimento da Trigonometria apresentada no Almagesto.
(1,0 ponto)
No Almagesto temos uma tabela mais completa que a de Hiparco, com os ângulos de meio em meio grau, de 0º a 180º. Ptolomeu utilizava a base 60, com a circunferência dividida em 360 graus e o raio em 60 partes e frações sexagesimais, não só para expressar ângulos e sim para qualquer tipo de cálculo, com exceção dos de medida de tempo.
Ele desenvolveu o estudo da trigonometria nos capítulos dez e onze do primeiro livro do Almagesto. O capítulo 11 consiste numa tabela de cordas e o capítulo 10 explica como tal tabela pode ser calculada.
Na verdade, não existe no Almagesto nenhuma tabela contendo as funções seno e cosseno, mas sim a função corda do arco x, ou crd x, embora naturalmente estes termos não apareçam. A “função” corda do arco x era definida como sendo o comprimento da corda que corresponde a um arco de x graus em um círculo cujo raio é 60. Assim, na tabela de cordas de Ptolomeu existiam três colunas: a primeira listando os arcos, a segunda, o comprimento da corda correspondente a cada arco e a terceira que dava o aumento médio de crd x correspondente a um acréscimo de um minuto em x. Esta coluna era usada para interpolações, isto é,