Caso Biscoitos Olinda
Analisando o referido estudo de caso e as três possíveis situações que Bernardo estava diante para melhorar o desempenho financeiro da empresa Biscoitos Nacionais (desenvolver a marca Biscoitos Olinda no segmento das “Mães de Família“; desenvolver a marca Biscoitos Olinda no segmento das “Mulheres Sertanejas“; ou desenvolver a marca Biscoitos Nacionais no segmento “Mulheres Modernas da Região“), o caminho mais adequado seria investir mais na marca Biscoitos Olinda, de forma a atender toda a família, mais especificamente o segmento das “Mães de Família“.
Atualmente a marca Biscoitos Olinda, com sua linha de produtos composta por biscoitos maria, maizena, rosquinhas, água e sal e cream crackers, é conhecida na região Nordeste por sua tradição, mas também considerada por muitos, inclusive varejistas, como antiga e ultrapassada. Um maior investimento na marca, poderia torná-la mais atraente e preparada para conquistar mais participação no mercado nordestino.
Um investimento primordial seria na fábrica, a qual já possui uma boa e fácil localização, e por consequência, baixos custos de distribuição. Através de um investimento baixo porém eficaz e direcionado na fábrica da empresa, permitiria a melhora da produção atual, da qualidade dos produtos fornecidos e até criação de uma nova linha de produtos, mais especificamente, biscoitos recheados. Com isso seria possível oferecer ao varejo mais opções de biscoitos e entrar em novos pontos de venda que atinjam também a classe B.
O investimento em uma nova linha de produto – biscoitos recheados – seria maior, mas muito importante, pois o intuito da empresa ao investir nesta nova linha de produto é conquistar o público infantil, seduzir as crianças, grandes consumidoras de biscoitos recheados, e consequentemente as mães de família (segmento em que a empresa está focando), que acabam por comprar esse produto para satisfazer a vontade de seus filhos.
Outro investimento é no marketing da