Hsitoria
Resumo de “ História do riso e do Escárnio” de George Minois
George Minois é um historiador francês. Nasceu em 1946. Trabalhou como professor de História e Geografia até 2007. É o autor do livro “História do Riso e do Escárnio”.
“História do Riso e do Escárnio” fala do riso visto e falado pelo Homem ao longo da Historia da Humanidade. O autor refere que o riso é um assunto demasiado serio para ser só comentado pelos cómicos. Ao longo da História filósofos, historiadores, sociólogos e médicos têm comentado a importância do riso. O autor até ironiza com as publicações de livros que já foram realizadas sobre o riso.
O autor acha que o interesse que as pessoas têm agora pelo riso não é de surpreender visto que actualmente se vive numa “sociedade humorística”. Actualmente, os meios de comunicação (revistas, jornais, televisão) são um meio muito importante para a divulgação do riso. No entanto, se andarmos pelas ruas, raramente vimos pessoas a rir.
O riso pode ser diferente, dependendo das situações. Tal como o autor refere o riso pode ser “agressivo, trocista, sarcástico, amigável, sardónico ou angélico, mostrando-se na forma de ironia, do humor, do burlesco ou do grotesco…”*. E é por ele ser diferente em diversas situações, dependendo do estado de espírito da pessoa e até mesmo da situação em sim, que acaba por haver um fascínio em relação ao riso. Ao longo da História houve alturas em que as pessoas andavam sempre a rir e alegres e houve outras em que elas andavam tristes e desanimadas. Milhares de historiadores e filósofos dos quatros cantos do Mundo e de diferentes épocas já escreveram e falaram da importância do riso, em termos históricos. Todos eles com opiniões diversas. Apesar de serem livros que falam sobre o riso, eles não tinham piada. Eram livros que dedicavam-se a comentar o que era o riso e ect.
O livro em si comenta várias alturas da Historia da humanidade da maneira como certas sociedades encaravam o riso. Todas as