Definição de Linguagem Poética
Juliana Goulart²
Utilizando como base os vídeos Só dez por cento é mentira e A unha do dedão do pé do fim do mundo, constata-se que há muito sobre poesia que ainda não foi discutido, pois cada situação, até mesmo cotidiana, requer uma interpretação única sobre sua forma de linguagem. Com o auxílio do texto A educação do ser poético, toma-se nota das especificidades da linguagem poética a qual nos propicia o poder de tal interpretação.
Neste trabalho, o objetivo proposto é auxiliar a compreensão da definição da linguagem poética obtida nos recursos didáticos explicitados e sua influencia em toda sua interpretação. Para melhor compreensão, foram-se utilizadas as contribuições de Andrade (1974), Moraes (1994), Freire (1996), Queiroz (2008) e ainda Mello (2002).
A linguagem poética se efetiva quando a linguagem requerida não exerce compromisso com a objetividade nem com a realidade. O poeta expressa seus sentimentos de forma peculiar e perspicaz o que foge aos modelos mais comuns esperados na poesia. Nessa especificidade poética, o autor procura atrair o interesse do leitor pela estética e pela beleza e valoriza a combinação das palavras.
Uma das maiores dificuldades no âmbito escolar referente à linguagem poética é que ao mesmo tempo em que ela existe e é notada pela sociedade que a estuda, ela também é negligenciada pelos mesmos, como se não fizesse parte do currículo escolar programado. Dessa forma, após as séries iniciais, a poesia e a linguagem poética se veem desconstruídas devido ao mau aproveitamento de suas possibilidades e características, e sua ideia contínua não é mais favorecida nem apresentada.
No texto A educação do ser poético³ de Carlos Drummond de Andrade, torna-se notória a importância da poesia e da linguagem poética no dia a dia das escolas, já que
[...] Mas, se o adulto, na maioria dos casos, perde essa comunhão com a poesia, não estará na escola, mais do que em qualquer outra instituição social, o elemento