Hsitoria
Seminário de Psicologia da Educação
José Victor de Lara
Objetiva-se realizar uma reflexão inicial acerca das influências que as idéias marxistas exercem sobre Vygostsky e conseqüentemente sobre sua produção científica, procurando dessa forma, auxiliar na compreensão da perspectiva histórico-cultural a que se refere: o método de investigação da realidade, ao desenvolvimento psicológico, à constituição do homem e aos níveis de desenvolvimento por ele postulado.
Partindo do entendimento que para se compreender o pensamento de um homem, é preciso conhecer não só o contexto político, econômico, cultural, social e familiar em que está inserido como também, quem o influenciou na construção de seu raciocínio. Com essa perspectiva observa-se a grande influência do filosofo Karl Marx na construção do pensamento de Lev Vygostsky, que se autodenominava marxista, sendo um dos criadores da escola de psicologia marxista.
Para se compreender o processo histórico-cultural se faz necessário conceber três conceitos: o da dialética, como meio para compreender as coisas e construir o conhecimento; os elementos que envolvem o trabalho no entendimento marxista; e a concepção de materialismo histórico.
O conceito dialético como forma para a construção do conhecimento possui sua gênese na filosofia clássica grega com Sócrates, Aristóteles e Zenão de Eleia. A filosofia descreve a realidade e a reflete, portanto a dialética busca não interpretar, mas refletir acerca da realidade. Esse pensamento se desenvolve com Hegel e é invertido por Karl Marx do idealismo para o materialismo e, posteriormente absorvido e aplicado por Vygostky em seu método psicológico.
Assim, para Marx, o homem ao se utilizar de instrumentos para agir no mundo natural, cria condições para sua existência, determina o modo de produção, as relações dos
homens