HSBC é multado
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 Referência Bibliografia 9
1 INTRODUÇÃO
A Fazenda São Pedro localiza-se no município de Sertãozinho, estado de São Paulo, próxima a Ribeirão Preto, grande centro comercial. Na fazenda de 1.936 hectares são desenvolvidas várias atividades agrícolas, como o cultivo de cana, soja, amendoim, milho, arroz e, primordialmente, a laranja, cuja produção é processada e embalada na forma de sucos prontos para beber. A administração da Fazenda São Pedro é familiar, tendo nos irmãos João e José os seus dois principais executivos e no patriarca Oswaldo o seu presidente.
Em meados dos anos 90 que a produção de sucos se tornou o carro-chefe da empresa. O “Suco Fazenda São Pedro” é líder absoluto em vendas na região de Ribeirão, fazendo frente a marcas famosas vinculadas à Unilever e Coca-Cola, que não conseguem ter números significativos de vendas neste mercado regional.
Esta empresa familiar está enfrentando um dilema estratégico. João, executivo de perfil arrojado, defende a tese de que a empresa deve expandir as suas atividades para a grande São Paulo, mercado dezenas de vezes maior que o ocupado atualmente, enquanto José, mais cauteloso, pretende reestruturar a fazenda e a fábrica, sem expandir fronteiras. O objetivo deste trabalho é analisar as duas propostas apresentadas pelos executivos, pesando prós e contras e dando subsídios à decisão do presidente.
2 DESENVOLVIMENTO
Primeiramente precisamos considerar a Fazenda São Pedro e sua característica de administração familiar e quais são as consequências disto para a consolidação de sua gestão organizacional. Pois diagnosticar a organização é o primeiro passo para a mudança e o aprimoramento desta.
A empresa tem dois profissionais altamente capacitados para geri-la, mas o processo de tomada de decisões não é