Matemática
Ela prossegue em sua constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo relações comos acontecimentos cotidianos.
É considerada uma das ciências mais aplicadas em nosso cotidiano. Um simples olhar ao nosso redor e notamos a sua presença nas formas, nos contornos, nas medidas. As operações básicas são utilizadas constantemente, e os cálculos mais complexos são concluídos de forma prática e adequada de acordo com os princípios matemáticos postulados.
Possui uma estreita relação com as outras ciências, que buscam nos fundamentos matemáticos explicações práticas para suas teorias. Dizemos que a Matemática é a ciência das ciências.
Determinados assuntos ligados à Química, Física, Biologia, Administração, Contabilidade, Economia, Finanças, entre outras áreas de ensino e pesquisa, utilizam das bases matemáticas para estabelecerem resultados concretos e objetivos.
Atualmente a Matemática é subdividida, dessa forma constatou-se que ficaria mais fácil o seu aprendizado. Podemos organizá-la da seguinte forma:
Aritmética
Álgebra:
Conjuntos Numéricos
Equações
Equações Algébricas
Funções
Sistemas Lineares
Progressões
Análise Combinatória
Probabilidade e Estatística
Matemática Financeira
Trigonometria
Geometria Plana
Geometria Espacial
Geometria Analítica
Cálculos
Equações polinomiais
Tomando-se o seguinte polinômioP(x)=anxn+an−1xn−1+…+a2x2+a1x+a0 onde an,an−1,…,a1,a0 são constantes n e é definido como o grau do polinômio.
Por exemplo: P(x)=x4+7x3+6x2−7x+8=0
Define-se como raiz α se e somente se P(a)=0 .
Obs.: Note que ao se igualar um polinômio a zero P(x)=anxn+an−1xn−1+…+a2x2+a1x+a0=0 =0 ele