HSBC Multado
HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar seus empregados doentes.
Banco teria investigado empregados de licença e por decisão do Juiz Felipe Calvert da 8º vara do Trabalho de Curitiba condenou em primeira instancia o banco HSBC a pagar indenização por danos morais aos 152 empregados investigados, da qual cabe recurso. Existem documentos que comprovem que a instituição financeira contratou uma empresa de inteligência empresarial para realizar as investigações, que supostamente são justificadas pelo alto numero de colaboradores afastados por motivo de saúde.
Doze testemunhas confirmaram ao MPT-PR dados sobre suas rotinas expostas nos dossiês e também informaram que não sabiam da investigação.
DESENVOLVIMENTO
A empresa contratada investigou a pedido do banco HSBC 152 pessoas em diversos estados do Brasil, que seguiam os trabalhadores pela cidade com diversos disfarces, reviravam seus lixos, tiravam fotos e faziam filmagens. O dossiê constava muitas informações como seus hábitos, conjugues e filhos, antecedentes criminais e ate posse de bens como carros.
Segundo o procurador responsável pela ação Humberto Mussi de Albuquerque, a decisão dada a esse caso terá efeito pedagógico e servira como parâmetro para atuação de outros empregados do Brasil. A desproporção da relação custo/beneficio das investigações privadas que o HSBC realizou por força de uma suspeita de fraude, de que alguém pudesse realizar atividades extra-banco.
Além da indenização o banco foi condenado também a não mais realização das investigações particulares.
A instituição financeira não agiu conveniência pois feriu os funcionários com a investigação.
Fomentar e preservar os direitos humanos refere-se a evolução da Sociedade e Tecnologia da informação quanto seus benefícios e malefícios, sem ferir a dignidade humana e seus valores morais.
Invasão de privacidade
1 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO
1.1 EXEMPLO DE GRÁFICO
Segue abaixo um