Housekeeping - 9 s
Março/2013
INTRODUÇÃO
O 9S nasceu no Japão no final da década de 70 após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Nesta época havia muita sujeira nas fábricas japonesas, fazia-se necessária uma reestruturação e uma “limpeza”.
O país precisava reestrutura-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundiale veio ao Brasil em 1991, para mobilizar e transformar as pessoas e as empresas. Foi introduzido no Japão, mais com o intuito das empresas japonesas com o propósito de acabar com o “trabalho forçado”. Representa um conjunto de 9 palavras japonesas que fundamentam os princípios do Programa , e que também são a gênese do Programa 9s .
O programa “9S” propõe nove iniciativas, nove ações que visão transformar o ambiente de trabalho. Ao fazer isso, entretanto, transforma também a atitude das pessoas com relação a esse ambiente aos seus colegas e a si mesmo.
O Programa “9S” é mais que uma ferramenta administrativa. É uma proposta de reeducação, de recuperação de praticas e valores frequentemente esquecidos, mais certamente conhecidos e prezados por todos
Todos concordam que um ambiente limpo é mais agradável do que um local entupido de tralhas que mal sabemos para que sirvam. Ninguém questiona ser mais fácil trabalhar em um ambiente bem arrumado, do que em meio à bagunça.
Nós sabemos perfeitamente que atitudes como essas, antigamente chamadas “virtuosas”, tornam a vida mais agradável, mais saudável e mais produtiva.
Por esse motivo o Programa “9S” foi concebido para ser aplicado também fora do ambiente de trabalho. Ele propõe que façamos uma reflexão sobre a nossa vida, sobre o modo como nos comportamos com relação a nós mesmos, aos nossos familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho.
O programa “9S” questiona a nossa situação enquanto membros ativos de uma sociedade organizada e democrática, onde cada individuo tem direitos e obrigações e devem