logistica
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
CLÁUDIO CONCEIÇÃO
ELIANDRO CARNEIRO
MARCUS MARTINS
MAX MARQUES
PAULO JESUS
RICARDO VIEIRA
HOUSEKEEPING ou “5 S”
PRAIA GRANDE
2013
CENTRO PAULA SOUZA
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
CLÁUDIO CONCEIÇÃO,
ELIANDRO CARNEIRO,
MARCUS MARTINS, 19
MAX MARQUES
PAULO JESUS, 25
RICARDO VIEIRA, 26
HOUSEKEEPING ou “5 S”
Trabalho apresentado ao curso Técnico de Logística, da Escola Técnica Estadual Centro Paula Souza, como requisito parcial para a obtenção da menção semestral da disciplina de Gestão da Qualidade Total.
Orientador: Professor Romanucci
PRAIA GRANDE
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 A HISTÓRIA DOS “5 S” 4
2.1 CONCEITO 5
3 COMO IMPLANTAR 6
4 OBJETIVOS 7
4.1 SUA IMPORTÂNCIA 8
5 O QUE SE ESPERA DO HOUSEKEEPING ou “5 S” 9
6 ESTUDO DE CASO 10
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
8 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A Gestão da Qualidade Total ou “TQM” (Total Quality Management), é uma filosofia que consiste numa estratégia de administração preocupada em criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais.
No início esse conceito de qualidade associou-se as definições de conformidades, evoluindo para a visão de satisfação do cliente.
O termo “Total” refere-se a todas as escalas de uma organização, ou seja, a todas as partes envolvidas no processo de qualidade, como fornecedores, distribuidores, indústrias e demais parceiros.
É um sistema de gestão voltada para dirigir e controlar uma organização no que se refere a qualidade, desde a primeira etapa do processo, executando durante todo o caminho a eficiência da qualidade, agradando não só o cliente, mas de todas as entidades interessadas a empresa e da parte organizacional da mesma. Aumentando a satisfação e a confiança dos clientes, como também a produtividade, reduzindo custos internos e melhorando a imagem e os processos de modo contínuo