Vila Velha Paraná
A idéia de transformação da escola, do ensino e da aprendizagem, hoje é entendida como tarefa que deve ser posta em prática principalmente pelos profissionais que estão atuando diretamente na sala de aula. Por isso consideramos que uma excursão didática a um local histórico e ecológico como o Parque Estadual de Vila Velha pode contribuir para a formação do aluno. É também uma forma de colocá-los em contato com a natureza com o intuito de sensibilizá-los para a importância da preservação do meio-ambiente.
Para isso buscou-se motivar a partir da Excursão uma prática didática que permita despertar não somente o interesse pela espacialidade, mas também a aventura da descoberta de como os elementos estão distribuídos e localizados espacialmente no cenário do Parque Estadual de Vila Velha.
O grupo de alunos da 8ª série A realizarão uma excursão no Parque Estadual de Vila Velha, conferindo as belezas naturais produzidas pela ação da natureza.
Acompanhados pelas professoras os alunos explorarão o parque que possui formações rochosas que são únicas em nosso país.
Os alunos poderão conhecer vários pontos turísticos.
As maiores atrações do parque são os grandes blocos de arenito, formações rochosas provenientes de um processo que começou a acontecer a mais ou menos 300 milhões de anos atrás, quando imensos blocos de pedra foram deslocados até o lugar e esculpidos ao longo do tempo pela ação da água e do vento. Estas curiosas formações rochosas foram tomando formatos parecidos com objetos. A mais famosa dessas rochas é a Taça. Há também a Esfinge, o Urso, o Índio e o Camelo.
Outro ponto turístico que serão visitados são as Furnas, poços naturais muito profundos e com água dentro. Possui 80 metros de diâmetro por 107 metros de profundidade, dos quais 53 estão cheios d`água.
A região de Vila Velha, nos Campos Gerais, conhecida internacionalmente por suas formações rochosas, apresenta muito mais do que o aspecto estético de suas formas, servindo de