Hotelaria
TURISMO, AMBIENTE, CULTURA E SOCIEDADE.
PROFESSORA HELENA CATÃO
ECOTURISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
FELIPE LUCAS RODRIGUES
NITERÓI
2013
O ecoturismo, segundo a EMBRATUR, é um "segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.
Ecoturismo é o segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano. Isso se deve ao evento de que a população mundial esteja cada vez mais tentando ficar mais próxima da natureza, fazendo com que a procura pelo turismo em áreas rurais, e áreas de preservação ambiental cresce de modo extraordinário, mas algumas vezes essa grande procura pelo ecoturismo pode acarretar a sérios problemas na fauna e flora local, e na cultura da população local e aos seus contornos.
A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$ 70 milhões.
Embora o trânsito de pessoas e veículos possa ser agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos, é um dos principais meios de educação ambiental e permite a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação ambiental.
O turista que pratica o ecoturismo o faz com o pensamento de se afastar do seu cotidiano, ter experiências novas e ficar em um contato mais próximo a natureza, o problema é que algumas vezes esses ecoturistas não seguem as regras que lhe são impostas, fazendo