TI Negocios
A TI corporativa se vê pressionada a suportar este novo ambiente. Se esta TI já tinha um enorme desafio em lidar dezenas, centenas ou mesmo milhares de computadores pessoais, estações de trabalhos e notebooks, a missão agora é das mais ingratas.
Como garantir a segurança da informação corporativa, agora circulando em mais dispositivos, em ambientes mais heterogêneos? Como evitar perdas de dados em caso de furtos destes dispositivos? São tantos casos vindo à mídia de exposição de dados pessoais, o que dizer de dados profissionais? Como manter a conformidade do negócio contra a demanda crescente de mobilidade e conectividade dos profissionais?
Uma das respostas para estes desafios é a implementação de um ambiente de Virtualização de Estações de Trabalho, ou VDI (Virtual Desktop Infrastructure).
O conceito por trás de uma arquitetura VDI não é novo : aplicativos e informações centralizadas disponíveis através de rede para acesso remoto. É quase que uma volta aos terminais e emuladores, e uma evolução das soluções de apresentação de aplicativos. A diferença é que VDI traz todos os benefícios da virtualização para uma solução de mobilidade.
Uma estação de trabalho virtual é uma máquina virtual. Ela tem o conceito de encapsulamento que permite colocar em um “container” seguro um ambiente operacional. Conta com o isolamento completo desse ambiente na consolidação, ou seja, vários usuários podem compartilhar um mesmo Hardware com total segurança, privacidade e redução de riscos. Se um usuário executa um processo que causa indisponibilidade do seu ambiente, apenas ele é afetado e através dos diversos mecanismos de