Hotel copacabana palace
Curso: Tecnologia em Design de Interiores
ATPS
Professora: Catia Regina Madella
Campo Grande
2013
Acadêmicos:
Kelin Fernandes dos Santos RA: 4251845602
Lidiane Ribeiro da S. Barbosa RA: 4251810942
Valmir Francisco Coradini RA: 3776757116
Viviane de Castro Ramos RA: 3726689234
A história do Hotel Copacabana Palace
A história do hotel mais luxuoso do Rio teve início com sua construção por Octávio Guinle, em 1923, por sugestão do então presidente da república Epitácio Pessoa. Projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire e inspirado nos hotéis Negresco, em Nice, e Carlton, em Cannes, o Copacabana Palace se tornou um símbolo da cidade em todo o mundo.
Localizado na praia mais famosa do mundo, na época, a praia de Copacabana ainda era semi-deserta e desconhecida, o Hotel Copacabana Palace, além de ser conhecido pela tradição e o luxo de suas instalações, tem grande valor histórico para a cidade do Rio de Janeiro. Desde sua inauguração, o suntuoso hotel foi palco de grandes acontecimentos do cenário carioca e transformou Copacabana num dos mais famosos bairros do mundo.
Na década de 30, o Golden Room foi inaugurado como a primeira casa de espetáculos da América Latina. Por lá passaram artistas consagrados como Dionne Warwick, Josephine Baker, Ella Fitzgerald, Marlene Dietrich, Ray Charles e Nat King Cole.
Adquirido da família Guinle pelo grupo Orient-Express Hotels, em 1989, o Copacabana Palace foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. O grupo, que possui quase 50 unidades operacionais entre hotéis, trens, navios fluviais e restaurante, já investiu US$ 50 milhões desde que o comprou, realizando um extenso programa de reformas com o objetivo de manter e realçar a sua posição de