Hoteis copa 2014
Sede da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a cidade de São Paulo conta atualmente com 42 mil quartos em 410 hotéis de grandes redes internacionais e até 2014 deve ganhar mais 2,5 mil apartamentos. O crescimento, no entanto, deve ser natural e independente da realização do evento, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, para quem a infraestrutura existente já é suficiente para receber os turistas adicionais.
Um recente estudo divulgado pela BSH Travel Research, divisão estatística da BSH International empresa especializada em hospitality asset management, aponta que deverão ser investidos cerca de R$ 7,3 bilhões em novos hotéis no Brasil até 2014. De acordo com esta pesquisa há 198 hotéis previstos para abrir até o final de 2014, totalizando 46.296 apartamentos e geração de 31.729 empregos diretos. O estudo aponta ainda que nos anos de 2011 e 2013 devem se concentrar a maior quantidade de inaugurações e, consequentemente, de novas unidades habitacionais, investimentos e geração de empregos. Um dos fatores determinantes apontados para a concentração de inaugurações no período é a Copa do Mundo e as cidades sedes é quem receberão o maior número de novos hotéis. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, terá 17 lançamentos, a maior de todas as cidades seds no Brasil. O alto número leva em conta, além da realização do evento esportivo, a necessidade de diversificação da oferta atual, restrita em momentos de alta ocupação, e da importância financeira na rota do petróleo.
Se os investimentos em novos hotéis impressionam pela pujança e crescimento em ritmo acelerado da hotelaria brasileira para os próximos anos, fica uma preocupação: De onde virão tantos turistas para garantir a taxa de ocupação dos hotéis existentes e dos novos que virão, muitos dos quais são investimentos especulativos visando atender unicamente as oportunidades da Copa do Mundo de 2014 ou mesmo das Olimpíadas de 2016.