Como e porque aplicar a literatura infantil na pré-escola
SILMARA MARIANO RODRIGUES¹
Resumo
Este artigo científico de revisão objetiva promover o contato amigável entre educador e educando, principalmente a criança, que se inicia na leitura. Sabemos que esse objetivo depende de um trabalho de equipe, da qual o elemento fundamental é o professor, que seleciona o que vai ser lido e, mais do que isso, orienta o processo de leitura. Nesse sentido, procuramos elaborar material didático de apoio, prático e eficiente, que auxilie os professores na organização de seus trabalhos, sem restringir sua individualidade e sua criatividade. Assim, elaboramos esse artigo para incentivar professores e alunos a serem leitores escritores integrando-os ao mundo globalizado dos saberes, das informações e das manifestações literária, além de trazer propostas de enriquecimento das atividades com textos em sala de aula. Apresentamos sugestões para um desenvolvimento mais personalizado das propostas aqui formuladas, dada a importância que a literatura infantil tem em sala de aula, visando despertar o gosto pela literatura, oferecendo conhecimento diversificado e atualizado para professores e alunos.
Palavras-chave: História. Crianças. Livros.
Introdução
a literatura infantil é um campo a ser privilegiado pela Teoria Literária, devido à rica contribuição que fornece a qualquer indagação bem intencionada sobre a natureza do literário. Este gênero pode ser questionado por tal ciência , porque é da qualidade estética das obras produzidas que retira sua importância e valor. (Zilberman, 1987, p. 10).
O fato de a literatura infantil não ser subsidiária da escola e do ensino não quer dizer, como medida de precaução, que ela deva ser afastada da sala de aula. Sendo agente de conhecimento porque propicia o questionamento dos valores em circulação na sociedade, seu emprego em aula ou em qualquer outro cenário desencadeia o alargamento dos horizontes cognitivos do leitor, o