Hospitalidade
Doméstico, Social e Comercial:
As três vertentes têm em comum a forma de acolhimento e de receber bem, sendo que o comercial visa a parte financeira, o social trabalha com o voluntariado e o domestico seria como uma troca de cultura, como por exemplo os intercâmbios.
Podemos dizer que essa diferença se dá nos seguintes aspectos:
Doméstico é o que dizemos ser uma troca de favores, onde o hospede em questão pode ser intercambistas, estudantes, peregrinos e etc. O social entra no conceito de abranger aquele publico menos favorecido, exemplo disso são abrigos a pessoas de rua e asilos. Comercial é quando aquele que recebe tem como maior objetivo o lucro (hotéis/pousadas).
Qual o papel da hospitalidade:
A hospitalidade tem o papel de fazer a relação entre dois protagonistas, a transformação do estranho em hospede, possibilitando uma sensação de bem-estar para aquele que está chegando. Isso inclui desde o tratamento pessoal daquele que chega até a infra-estrutura da região.
De que forma a hospitalidade pode contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e tornar o mundo um lugar mais humano?
A hospitalidade pode melhorar a qualidade de vida das pessoas quando demonstramos respeito ao próximo, na cidadania, na colaboração mútua, promovendo o conhecimento da localidade, fazendo com que aquele que chega tenha uma boa impressão e usando o bom tratamento como exemplo a ser seguido de cordialidade. Procurar entender e suprir as necessidades individuais sem usar de “conceitos” já estabelecidos, procurando visar o “ser humano” mais que o financeiro.