Sociologia
Resposta: Durkheim diferencia o fato social normal do patológico. O fato social é normal quando voltado a um tipo social delimitado, ou seja o aborto e o crime é considerado como normal, porque sempre irá existir. Patológico quando avança esta taxa dita ‘normal’. Numa sociedade isolada das grandes civilizações são aceitas certas atitudes, comportamentos e costumes que são ‘normais’ aos habitantes desta, mas que seriam tidos como atos doentios, ilegais, ‘patológicos’. ou seja, doenças e chagas.
3. Faça uma comparação entre as propostas teóricas de Durkheim e o tipo de pesquisas sobre o aborto mencionado no texto de James Newman anotado o que há de comum entre ambos.
1 Segundo a definição de Durkheim o aborto seria um fato social? Justifique.?
Sim, com toda certeza, o aborto é um fato social. Durkheim defende que a sociedade é um produto da ação humana, fruto, pois da arte e da reflexão das pessoas.
Fora da sociedade o homem não existe, ele se torna egoísta. Acentua um reaquecimento dos ideais coletivos para garantir coesão social.
Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste.
A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de “Socialização”,
Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social. Para ser considerado como tal as pessoas devem sentir, pensar ou fazer independente de suas vontades individuais.
É um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem à escolhas.
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo