hospitalar
Com o objetivo de caracterizar a situação de trabalho do pessoal de enfermagem num hospital Argentino através da identificação das características dos trabalhadores, das atividades executadas e do ambiente laboral, utilizou-se como pressuposto metodológico a Ergonomia. Buscando o diagnóstico da situação de trabalho foram realizadas entrevistas com 74 trabalhadores, sendo 17 enfermeiros e 57 auxiliares de enfermagem. Por meio dos resultados obtidos, constatou-se que a situação de trabalho estudada apresenta problemas relacionados a organização do trabalho, divisão de tarefas, falta de política voltada à melhoria da capacitação profissional e a segurança no trabalho, promoção à saúde dos trabalhadores, adequação de materiais e equipamentos. Com base da Ergonomia de correção são apresentadas sugestões.
INTRODUÇÃO
As condições de trabalho oferecidas pelos hospitais, as peculiaridades das tarefas de enfermagem, a crise econômica advinda da globalização, as dificuldades do setor saúde, a carência de recursos humanos e materiais e a constante preocupação com o processo de atualização objetivando acompanhar os avanços técnicos-científicos são fatores que contextualizam a situação de trabalho do pessoal de enfermagem em vários países.
Segundo AGUDELO (1995), o trabalho de enfermagem caracteriza-se por uma série de atividades e tarefas descontínuas, envolve múltiplos graus de responsabilidade e complexidade segundo a relação e o tipo de função exercida, acrescido da carga advinda do convívio com a morte, a dor e o sofrimento humano.
Essa situação induz a necessidade de um contínuo processo de adaptação entre trabalho e trabalhador, para que a assistência prestada ao cliente seja de boa qualidade e o trabalhador desempenhe suas atividades sem prejuízo de sua saúde física e mental.
A presente realidade fundamentou a pesquisa ora apresentada, a qual,