Hortigrangeiro
Módulo I,
Etapa II,
Disciplinas: Estudo de Impactos Ambientais, Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável e Planejamento Ambiental.
Alunos: Priscila Karla Santana de Freitas, Ricardo de Paulo Pereira e Selma Moreira da Silva.
Pólo: Ji-Paraná – RO.
“HORTIGRANJEIRO”
Ji-Paraná,
Maio de 2012.
1. INTRODUÇÃO
A empresa de Agronegócio prevê a criação de Galinhas ponhadeiras e produção de hortas, desenvolvida em área rural utilizando 3 hectarias de uma propriedade de 100 hectarias, próximo de um centro urbano de aproximadamente 25 mil habitantes. Serão mantido aproximadamente 800 galinhas, com objetivo de produzir 3500 ovos por semana e a horta com potencial de 150 caixas de verduras por semana. Esta atividade estará aproximadamente 1000 metros de distância da APP (área de preservação permanente). A produção de ovos e verduras abastecerá a feira municipal e comunidade local com produtos orgânicos e limpos dos agrotóxicos. Visando reduzir gasto, melhorar a produção em quantidade e qualidade e reduzir os impactos ambientais.
2. DESENVOLVIMENTO 2.1. A grande preocupação de projeto de Agronegócio é a grande produção de estrumo produzido pelo galinheiro e a perca de parte da produção da horta considerado “fundo” ( folhas de verduras que não servem para o consumo humano), a utilização de fertilizante quimicos e a alimentação das aves. Propõe-se a substituição de parte da alimentação das aves pelo fundo da horta, a substituição do adubo químico pelo orgânico produzido pelo estrumo das aves e a produção de biofertilizante produzido apartir da biodigestão de compostos orgânicos de origem animal e vegetal, substituindo o uso de inseticida.
2.2. A planejamento da estrutura física deve reduzir a distancia entre a granja e a horta, denvendo ser construída dentro da horta, facilitando o processo de troca, devendo o galinheiro ter saída estratégica para um pasto em caso de