Horta
Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.
Exemplos de
Compostagem
O que é Reciclagem de alimentos?
Reciclar alimentos é uma alternativa barata e prazerosa e é o caminho para o combate à fome e a miséria. Aproveitar cascas, talos, sementes e outras partes descartadas dos alimentos também é uma maneira de melhorar a saúde.
Esses alimentos possuem nutrientes fundamentais para o organismo e podem ser aproveitados para fazer sucos, bolos, sopas e quitutes saborosos e saudáveis. Preparação do Solo
O manejo é parte de extrema necessidade para o bom andamento da horta, para tanto o local deve ser limpo, a terra deve ser fofa, livre de pedras e ervas.
Para otimização da produtividade do solo, a preparação do mesmo é fundamental bem como a adubação e fertilização adequada. Com isso satisfazendo a necessidade de cada cultura.
Canteiros e Irrigações
Apesar de parecer uma atividade corriqueira a rega de plantas necessita de certos cuidados a serem tomados. A água é essencial para manutenção fisiológica da planta, através dela as raízes extraem nutrientes do solo e assim é realizada a fotossíntese nas folhas. Os horários mais propícios para a rega da horta é no início da manhã e no fim da tarde. Regar enquanto o sol está forte prejudica a planta, ao passo que o sol esquenta a água absorve o calor e durante a sua evaporação danifica a folhagem. E, durante a noite, a água demora à evaporar o que propicia a cultura de fungos e bactérias prejudiciais às plantas. A frequência deve concernir com o clima, de acordo com a umidade do ar