Hormonios
Sistema Endócrino
Hormônios da Tireóide
Msc. Ana Maria da Silva Curado Lins
Glândula Tireóide
• localiza-se imediatamente abaixo da laringe e anteriormente à traquéia sendo esta uma das maiores glândulas endócrinas pesando cerca de 15 a 20 gramas.
• É uma glândula influenciada pelo eixo hipotálamo-hipófise.
• Seus principais hormônios são T3 e T4 respectivamente triiodotironina e tiroxina, que tem a função de aumentar ou acelerar o metabolismo celular.
• Esta glândula também secreta o hormônio calcitonina que é importante para o metabolismo do cálcio.
Glândula tireóide:
Para a produção hormonal adequada são necessárias quantidades suficientes de iodo na alimentação; em adultos a ingestão diária recomendada é de 150mg.
Dieta insuficiente em iodo influencia de forma importante a atividade tireoideana e representa a principal causa de bócio endêmico.
A primeira etapa da síntese hormonal é representada pela concen-tração de iodeto pelo tireócito, contra um gradiente eletroquímico (20 a 40 vezes o nível plasmático). Este transporte é realizado pelo co-transportador sódio-iodeto, localizado na membrana basolateral.
Outra fonte de iodo para a síntese hormonal é a desiodação de iodotirosinas liberadas durante hidrólise da tireoglobulina (Tg).
O iodeto é, então, transportado transcelularmente para a membrana apical, atingindo o colóide através do transportador cloreto-iodeto, denominado pendrina. Posteriormente, é oxidado pelo H2O2 e
organificado a resíduos tirosil da Tg, através de reação catalisada pela tireoperoxidase (TPO). Diferente de outros tecidos capazes de concentrar iodo, a tireóide consegue acumular de forma prolongada o iodo, devido à rápida organificação do mesmo à proteínas.
1
Regulação da síntese da glândula tireóide: • Eixo hipotálamo-hipófise tireóide: TRH (tireotropina) é secretado pelo hipotálamo e através do sistema porta hipofisario chega a adeno hipófise onde se ligara a