Horm nios de Crescimento
FEFF – FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Hormônios de Crescimento
Manaus – AM
2014
UFAM – UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FEFF – FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Hormônios de Crescimento
Acadêmicos:
Yan Carlos de Assis Oliveira – 21350680
Victor Yuri de Campos Senna – 21353443
Lucicleia Carvalho – 21351276
Francisco Thalyson – 21351702
Trabalho de
Fisiologia Humana Geral solicitado pelo prof.
Rodrigo Gheller para aquisição de nota parcial.
Manaus – AM
2014
Introdução Em torno de 30% a 40% das células de hipófise são somatotrópicas que excretam o hormônio do crescimento. Coram-se fortemente com grandes ácidos e são, portanto, chamadas de acidofílicas. Assim, os tumores hipofisários que secretam grandes quantidades de hormônio do crescimento humano são chamados de tumores acidofilicos.
Secretado pela hipófise anterior, o hormônio do crescimento promove o crescimento de todo o organismo, afetando a formação de proteínas, a multiplicação celular e diferenciação celular.
Desenvolvimento
O hormônio do crescimento não age através de uma glândula alvo, mas exerce seus efeitos diretamente sobre todos ou quase todos os tecidos do organismo.
Também cahamado de hormônio somatrotópico ou somatropomina, é uma pequena molécula de proteína que contém 191 aminoácidos numa única cadeia e apresenta um peso molecular de 22.005. Ele provoca o crescimento de quase todos os tecidos do corpo que são capazes de crescer. Promove não só o aumento no tamanho das células, quanto ao número de mitoses, promovendo a sua multiplicação e uma diferenciação específica de alguns tipos celulares, tais como a célula do crescimento ósseo e células musculares iniciais.
Além de seu efeito geral de provocar o crescimento propriamente dito, o hormônio do crescimento apresenta diversos efeitos metabólicos específicos:
1)