Hora
RAFAEL DE SOUZA PEREIRA
SISTEMA DE DRENAGEM URBANA PLUVIAL NA CIDADE DO SALVADOR
Salvador
2012
RAFAEL DE SOUZA PEREIRA
SISTEMA DE DRENAGEM URBANA PLUVIAL NA CIDADE DO SALVADOR
Relatório sobre sistema de drenagem urbana pluvial na cidade do Salvador submetido à avaliação parcial como requisito para avaliação da disciplina de Saneamento.
Salvador
2012
1 OBJETIVO
Este trabalho tem o objetivo de mostrar os tipos de enchentes que ocorre nos centros urbanos, as possibilidades disponíveis como soluções para amenizar os dados causados pelas chuvas, o impacto do escoamento superficial das águas pluviais e as estruturas que são projetadas e construídas na cidade do Salvador para o manejo das águas em situações de chuva e enchentes, envolvendo toda a problemática relacionada a este assunto e expondo o panorama atual da cidade. Através de pesquisa bibliográfica, entrevista com profissionais da área e visita a obras de infraestrutura de drenagem, este trabalho evidencia o que tem sido feito para melhorar a capacidade da cidade em lhe dar com os acontecimentos de chuvas intensas que provocam vários transtornos a população, assim como as carências de infraestrutura em alguns locais e de que maneira a cidade se prepara todo ano para os períodos de maior índice pluviométrico.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS
Nas grandes cidades, principalmente em Salvador, a questão da infraestrutura de drenagem é um dos pontos mais críticos de serem resolvidos pelo poder público. Várias são as medidas que podem ser tomadas visando minimizar os impactos das fortes chuvas e enchentes que causam prejuízos e transtornos a toda população nas épocas de maiores índices pluviométricos.
O manejo das águas pluviais busca compensar os efeitos da urbanização, visando um reequilíbrio do ciclo hidrológico, e não somente o aumento da condutividade hidráulica. Uma série de medidas e ações classificadas como estruturais, não estruturais e de