hoover
Universidade de Brasília
Experimento 4 – Ponte de Wheatstone e Campos Eletrostáticos
Este experimento está dividido em duas partes. Na primeira, desenvolveremos o aparato proposto por Charles Wheatstone para, por considerações de equilíbrio de tensões, verificar o valor de uma dada resistência elétrica. Na segunda etapa, utilizaremos o conceito de ponte de Wheatstone para a visualização de equipotenciais e linhas de campos eletrostáticos. ATENÇÃO!!
Devido as limitações no número de equipamentos, os grupos de 1 e 4 deverão iniciar o experimento pela etapa 1 enquanto os demais utilizarão as duas primeira horas da aula para executar a etapa 2. Nas duas horas restantes. A situação é invertida de forma que ambas as etapas sejam concluídas. Cuidado para não exceder o tempo de cada ensaio para não prejudicar os demais alunos.
1 – PONTE DE WHEATSTONE
Nesta etapa, utilizamos o aparato de Wheatstone em sua versão resistiva para verificar o valor de uma determinada resistência Rx.
MATERIAIS
1 multímetro;
1 fonte controladora de tensão/corrente;
1 resistor de proteção 1KΩ, 15W;
1 placa com diversos resistores de resistência desconhecida;
Resistores com valores de resistência a serem verificados;
1 régua graduada de 1000 mm com fio e contato móvel;
Fios.
A régua graduada é munida de um fio com seção reta uniforme e resistividade constante. O contato móvel define, portanto, duas resistências que podem assumir valores variáveis conforme mudamos sua posição na régua, ou seja, o comprimento representado na figura 1.
Monte o circuito representado da figura 1.
1
Instituto de Física
Universidade de Brasília
Os resistores R1 e R2 são definidos de uma das extremidades do fio até a posição do contato móvel. A situação deste experimento nos permite modelar essas resistências R1 e R2 como Figura 1 Ponte de Wheatstone Resistiva
onde “l” é o comprimento variável do fio e