Homossexualismo X Escola
Homossexualismo X Escola
Vanessa Vara – Graduação em História Licenciatura
Pelotas, 20 de Agosto de 2013.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo abordar um tema muito complexo, o homossexualismo, a partir de uma visão ampla e em um segundo momento encaminhando-se para o ambiente escolar, discutindo como essa opção sexual é aceita nas escolas e como a escola contribui para a proliferação ou extinção do preconceito.
Palavras chave
Homossexualidade, preconceito, gênero.
Introdução
O que falar sobre o homossexualismo? Este é um assunto muito discutido contemporaneamente, trata-se de uma discussão complexa, com muitos preconceitos embutidos e que por muitos anos tentou-se mascarar, disfarçar.
Devemos analisar que a homossexualidade tem um papel fundamental neste momento histórico/evolutivo, vem quebrando paradigmas criados pela sociedade, esse tipo de relacionamento existe desde a criação do mundo, porém diante de conceitos criados e também a pregação religiosa que insiste que homens e mulheres foram criados para reprodução e relações héteros, muitas pessoas acabaram por renegar-se e até mesmo privarem-se de seus desejos íntimos, enquanto fosse possível, daí a expressão “ficar dentro do armário.”
O homossexualismo tornou-se um assunto de grande destaque até mesmo na mídia, sendo abordado em debates e em aspectos fictícios, como novelas. Essa efervescência perante a temática homossexual, facilitou a realização de amplos movimentos sociais e ganho de direitos por parte dos indivíduos.
Cabe também discutirmos quanto ao tema, dentro do sistema educacional, como ele é trabalhado e aceito, de que forma se introduziu este tema na pedagogia. E claro, como o preconceito, a homofobia é trabalhada e avaliada em todos os âmbitos.