Homossexualidade no ambiente corporativo
DIREITO TRABALHISTA E SOCIAL
Homossexualidade no ambiente corporativo
Mogi das Cruzes - SP
2013
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
BRUNA DE OLIVEIRA SANTOS 11111103816
BRUNO MIRANDA 11111103488
MARCOS JOSÉ 11111104348
NATANE MARIANA DE LIMA 11112500611
SABRINA DE ASSIS BIBIANO 11111102578
DIREITO TRABALHISTA E SOCIAL
Homossexualidade no ambiente corporativo
Prof°. Vanderlei Lemos
Mogi das Cruzes - SP
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata de um assunto estigmatizado, que divide opiniões e apresenta preconceitos tanto da sociedade como ainda de alguns legisladores, por isso merece ser discutido.
Embora as organizações tendam a mostrar em seus discursos que são a favor da inclusão e aceitação de trabalhadores homossexuais em suas empresas, a discriminação baseada na orientação sexual no ambiente de trabalho é bastante comum, ainda permanece a recusa de alguns empregadores em aceitar os homossexuais no seu quadro de colaboradores, baseados apenas nas justificativas de que possam envergonhar ou até mesmo prejudicar a imagem da empresa.
Esta classe de trabalhadores esmagados e dominados pela crueldade do preconceito é composta na sua maioria por indivíduos rejeitados e desprezados no mercado de trabalho, uma vez que, encontram as portas fechadas pela ignorância e pela estupidez de alguns empregadores.
Os princípios constitucionais são os apoios encima dos quais se funda o Ordenamento Jurídico, uma vez que dão organização, nexo e coesão às relações jurídicas. Eles representam elementos de importância máxima do Estado Democrático de Direito. Pode-se dizer que os princípios são os pontos básicos e que servem para a compreensão, aplicação e execução do direito, que modernamente é regulado pelo pluralismo e pelo emaranhado de legislações.
Dentro da abordagem da discriminação dos homossexuais no mercado de trabalho, destacamos os