homofobia
1 INTRODUÇÃO 3 1.1 Homofobia na história do brasil 5
2 conclusão 11 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
A abordagem do tema sobre homofobia, percebe-se que é uma questão bastante polêmica, pois envolve a violência, a discriminação e o preconceito contra os homossexuais. Este preconceito pode se apresentar através de insultos verbais, difamação, mímicas e gestos obscenos, que podem ser implícito ou explícito, podendo ocorrer em diversos ambientes, como: dentro família, no ambiente de trabalho, na política, na escola, nas campanhas publicitárias, na sociedade como um todo. Assim, problematizar a homossexualidade nos espaços sociais pode contribuir para gerar mudanças no comportamento dos sujeitos ali inseridos, fazendo-os perder a estabilidade das relações de poder, e promover novas transformações das relações sociais ali existentes.
A homofobia aparece como uma defesa psicológica e social que visa afastar todo e qualquer questionamento ou desestabilização da heteronormatividade, fundando, assim, bases para a construção do masculino, opressão, rejeição e exclusão a tudo que é diferente a essa normativa. Por força da quantidade desta opressão, aqueles que enfrentam o heterosexismo e machismo, em geral, são oprimidos, rejeitados, excluídos de muitos direitos e colocados a margem da sociedade.
Coloca-se em discussão a temática homofobia com o objetivo de esclarecer a trama que historicamente virou um complexo enredo de conflitos, disputas, preconceitos, segregação, discriminação em torno da construção de uma cidadania plena na recente história da sociedade Brasileira.
O processo de construção da heteronormatividade é uma questão cultural que varia de povo para povo e que muda ao longo do tempo dentro de uma mesma sociedade. É algo natural, sem