Fichamento Luz
ANNA OLIVEIRA
GRAZIELA SOUSA
MARINA MOTTA
NATHALIA BARBOSA
FICHAMENTO
Luz
São Paulo
2014
“A Estação da Luz veio coroar a linha férrea que desde 1867 ligava Jundiaí a Santos, escoando o “ouro verde” das fazendas do interior de São Paulo e trazendo do porto os imigrantes.”
Cap 20- Estação da Luz
“A Pinacoteca não terminada como obra, teve sua imagem definitiva fixada pelo tempo, fenômeno compreendido pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha em seu projeto de reforma de 1993, que, mantendo sua integridade do desenho original, revolucionou sua arquitetura.”
Cap 21- Pinacoteca
PERRONE, Carlos. São Paulo por dentro: um guia panorâmico de arquitetura/ Carlos Perrone. – São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2000.
“A mais sensacional das estações é, contudo, a da Luz, no centro da cidade de São Paulo (...). A estação de passageiros propriamente dita -, que abriga as bilheterias, escritórios, etc. – é de um gosto eclético neoclassicizante. A ela se agrega a cobertura das plataformas de embarque, que, composta por uma série de arcos metálicos, que vencem um vão de 39 metros”
SILVA, Geraldo Gomes da, 1940. Arquitetura do ferro no Brasil / Geraldo Gomes da Silva. – 2. Ed – São Paulo: Nobel, 1987. Página 20.
‘’2.1.7 - Entorno da Avenida Tiradentes: Presença de monumentos históricos importantes como a estação ferroviária da Luz, a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arte Sacra, o Jardim da Luz, entre outros;’’
“2.1.8 – Centro do Bom Retiro: entorno da rua José Paulino e do Jardim da Luz (...). Área com alta densidade populacional onde há predominância de uso residencial e baixa densidade onde há predominância de uso não residência. Local de renda média;”
“2.1.9 – Entorno da rua Barão de Limeira: Alta concentração de comércio de veículos;”
“2.1.10 – Porção norte do distrito Santa Cecília. Concentração média de comércio de peças e acessórios para automóveis;”
Pagina 151 – Parte 2: estruturação territorial das