homo sapiens
Segundo as descobertas da Geologia e Paleontologia somos ancestrais do HOMO SAPIENS.
HOMO SAPIENS - Homem duas vezes sabido.
Todos os homens que existem sobre a terra, independente de sua raça, de sua cor ou aparencia fisica, fazem parte de uma mesma espécie, que os cientistas denominam HOMO SAPIENS.
Nossa espécie é, na verdade, o resultado final de uma longa evolução, que parece ter se iniciado na África, há milhões de anos, quando começamos a nos diferenciar de nossos primos afastados, os macacos. Acredita-se, hoje, que os momentos finais dessa evolução ocorreram na Europa e no norte da África, há uns 70 mil anos.
Era uma época muito fria, quando boa parte de nosso planeta estava ocupado por grandes massas de gelo, como é a Antártida até hoje. Esses primeiros homens já sabiam elaborar diferentes instrumentos de pedra e sobreviviam caçando grandes animais, como os mamutes ou o terrível tigre dente-de-sabre.
Aos poucos, esses novos ancestrais foram se espalhando pelo globo terrestre e ocupando todas as regiões possíveis, adaptando-se aos mais variados ambientes naturais: florestas, desertos, planícies, montanhas, praias e etc...
O fóssil mais representativo e estudado de Homo sapiens foi o Homem de Neanderthal, encontrado na Alemanha. Sua provável existência certamente compreendeu o período entre 70.000 e 40.000 anos atrás, habitando a Europa e a Ásia.
Através da indicação do indício fóssil, esse organismo revelou ser de baixa estatura e musculoso, com um cérebro praticamente do mesmo tamanho que o nosso, com região cerebral correspondente à fala bem desenvolvida.
Esse grupo é classificado pela maioria dos antropólogos como uma subespécie do Homo sapiens (Homo sapiens neanderthalensis). Contudo há quem considere que essa subespécie não é o ancestral direto do homem moderno, mas uma subespécie que se extinguiu há cerca de 40 mil anos, certamente em razão de eventos de competição com o homem atual (Homo sapiens sapiens), surgido por volta