Oxidação de Sódio
CENTRO DE CIÊNCIAS QUÍMICAS, FARMACÊUTICAS E DE ALIMENTOS
QUÍMICA GERAL
PROF: DANIEL PEREIRA COSTA
Prática 5 – Oxidação de Sódio
Componentes: Andressa Molina
Daiane Sampietro
Rosane Evangelista
Suzi Cristina Medina Brahm
Pelotas/2013
Introdução:
Trata-se de uma técnica que visa à oxidação do sódio metálico ao entrar em contato com o ar reage formando uma coloração esbranquiçada devido à rápida formação de oxido em suas superfícies. A superfície brilhante exposta do sódio rapidamente tornar-se opaca quando este começa a reagir com o oxigênio do ar. Por este motivo, o sódio metálico é guardado sempre acondicionado em um solvente orgânico.
Ao acrescentar a fenolftaleína à coloração da solução presente no béquer passa de um líquido incolor para uma coloração rosa. Também foi produzido hidrogênio na interface do sódio com o líquido fazendo com que o pedaço de metal (sódio), rolasse sobre si mesmo, arredondando suas extremidades e impulsionando-o pela superfície da água, deixando o metal com formato esférico, devido o hidrogênio empurrar o metal sobre a água, deslizando até dissolver por completo.
Material:
- 1 béquer de 100 mL:
- 1 pinça:
- Faca:
- Papel de filtro:
Reagentes Químicos:
- Sódio metálico
- Água destilada
- Fenolftaleína
Procedimento:
1) Retire um pedacinho do sódio e corte-o em pequenos fragmentos em um papel de filtro:
2) Coloque água destilada em um béquer de 100 ml e adicione 3 gotas de fenolftaleína. Em seguida adicione um pedacinho de sódio com cuidado, procure não ficar muito perto;
3) Observe a formação de H2 e de NaOH;
4) Repita o experimento com o pedaço de sódio enrolado num pedaço de papel filtro.
Discussão:
Foi observada a oxidação espontânea dos metais alcalinos, evidenciada na prática pela observação da reação do sódio metálico com o oxigênio contido no ar.
Quando se coloca o sódio em água o que ocorre é este