Homens e espíritos
O homem é um ser perfeccionista e que dispõe de livre-arbítrio. Seu objetivo de vida é o crescimento. Todo homem é formado pela alma/espírito (de onde originam-se pensamentos, vontade e senso moral), corpo (a parte mortal e material que liga o Espírito ao mundo exterior) e o perispírito (fluido que liga o corpo ao espírito)
As qualidades do homem advêm do Espírito que nele encarnou. Quanto mais existências, mais facilidade e inteligência o homem terá para perceber o bem e o mal.
Embora o homem traga qualidades adquiridas com as existências anteriores, estas não podem ser recordadas. A incapacidade de lembrar das vidas passadas é um benefício concedido por Deus, visando evitar a existência de memórias ruins e de sofrimento.
Com isso, cabe ao homem ocupar-se de sua vida atual, procurar identificar seus efeitos e corrigi-los. Neste caminho de aperfeiçoamento, todo homem conta com Espíritos que com ele simpatizam ou que se dedicam a fazer-lhe mal.
Os espíritos, por sua vez, são seres inteligentes e pertencentes a diferentes ordens. Os espíritos puros são aqueles que atingiram à perfeição Os bons espíritos são, predominantemente bons Os espíritos imperfeitos são aqueles guiados pelas paixões e pelo mal, e que precisarão reencarnar mais vezes a fim de se aperfeiçoar.
Dentre todos os espíritos, o mais perfeito é o de Jesus Cristo, tido como governador espiritual do plano terrestre.
MUNDOS
Os espiritas acreditam na existência de vários mundos. Alguns deles, como a Terra, são materiais. Há também o mundo invisível, formado pelos espíritos desencarnados.
É no mundo material que o homem é punido por suas infrações corpóreas, tendo como penas provação e responsabilização.
Enquanto que as infrações cometidas em vida corpórea são expiadas num mundo material, os sofrimentos morais recebem punições no mundo dos espíritos, que é preexistente ao material. Este mundo é caracterizado pela existência exclusiva de espíritos humanos, enquanto que o