UMA REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO HOMEM.
INTRODUÇÃO:
Nos dias atuais percebe-se que a humanidade está cada vez mais distante do seu Criador, pois o homem se acha auto-suficiente e absolutamente dono de si, tentando ele mesmo resolver seus próprios problemas. Porém há um vazio que o homem não consegue preencher, e nesta tentativa de achar uma solução que possa preencher esse vazio em seu viver, ele tem falhado em sua busca.
O E.S age na consciência do homem:
No cap. 2 de romanos, o apóstolo Paulo explica que a consciência do homem exerce um papel importante: o policiamento de nossas ações; acusando-o ou defendendo-o. Porém escrevendo aos coríntios, em 1ª Cor. 8: 7 e 1ª Tm. 4: 2, ele adverte sobre o perigo de uma consciência fraca e cauterizada onde o homem não consegue discernir o pecado de suas ações, pois ele não tem conhecimento do que é pecado nem do que é certo, muito menos que um dia terá que prestar contas a Deus de suas ações. A partir do momento em que o Espírito Santo começa a se relacionar com o homem através do Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ele age na consciência convencendo-o do pecado, da justiça e do juízo.
“mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada”. (BÍBLIA, Primeira Epístola aos coríntios, 8:7).
“mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência”. (BÍBLIA, Primeira epístola a Timóteo, 4:1,2).
O E.S. age na implantação de uma nova personalidade:
Ao se relacionar com o Espírito Santo através da exposição da Palavra de Deus, o homem pode perceber seu estado pecaminoso e assim sua consciência que antes estava frágil e cauterizada passa a ter conhecimento da justiça e do juízo