HOMEN CULTURA E SOCIEDADE
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo Geral articular os conteúdos das disciplinas de fundamentação e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional. Tem como Objetivo específico entender a evolução histórica das Teorias da Administração, conhecer a importância da comunicação na Administração, o surgimento do modo de produção capitalista e conhecer as atitudes e suas motivações.
A abordagem Clássica prega que o trabalhador é motivado apenas pela remuneração (financeira) e não se preocupa em nada com o bem estar dos funcionários da organização. Na abordagem Humanística, o funcionário passa a ser o foco da organização. Já a abordagem Neoclássica tenta achar um meio termo entre a abordagem Clássica e a abordagem Humanística. E a Comunicação e a motivação é uma das principais ferramentas que atualmente as empresas procuram para manter uma organização equilibrada e no mercado diferentemente dos tempos da abordagem Clássica.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 – EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
2.1.1- Abordagem Clássica
Desenvolvida por Henry Fayol (1841-1925), a Teoria Clássica da Administração enfatiza a estrutura da organização. Fayol demonstrou que, com cientificidade e aplicação de métodos adequados de gerência, os resultados desejados podem ser alcançados.
Segundo CHIAVENATO (1993), Com experiência como administrador em uma empresa que se encontrava em situação difícil, a Compagnie Commantry Fourchambault Et Decazeville, Fayol obteve êxito e estabeleceu os elementos para uma gerência de resultados.
- Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
- Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa.
- Comandar: dirigir e orientar o pessoal.
- Coordenar: