Homem e sociedade
Evolucionismo – Charles Darwin (1809-1882) * 1859 – A origem das espécies (Charles Darwin). * Seleção natural * Ecossistema * Intervenção humana. * 1872 – A expressão das emoções no homem e nos animais (Charles Darwin). * Função das emoções para a sobrevivência. * Conexão emoções-corpo. * Fontes de informação/variáveis de controle. * Ancestralidade, evolução e nova concepção de humanidade. * Natureza e cultura. * Sociedades civilizadas e selvagens.
Esses trezes anos (1859-1872) foram anos de conflito entre religião e ciência, criacionismo e evolução. Darwin levou vinte anos para escrever sua obra “A Origem das Espécies” e só escreveu seu próximo livro treze anos depois, livro chamado “A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais”.
Sugestão: assistir ao filme “Criação”.
20/03/13
Texto: Um posto avançado do progresso (1896). Joseph Conrad (1857-1924) * Conto literário; * Personagens: vale a pena observar como ele caracteriza os personagens e o modo como eles agem. Há três personagens, dois brancos europeus e Makola, um africano que é o elo de ligação entre os europeus e os demais africanos (Europa-África); * Espaço geográfico: o livro se passa na África, mas precisamente no Congo e vale a pena observar como a África é totalmente “dividida” entre os muitos países imperialistas da Europa. O livro cria um clima de medo e desespero no leitor, por dar a impressão de que os europeus estão totalmente cercados por selva, sem contatos com as bases da empresa que os pôs lá, a sensação de terror aumenta de acordo com o desenrolar da trama; * Traços psicológicos: * Caracterização sociocultural; * Trama – conteúdo; * Experiências do autor no tempo em que