homem e sociedade
Sobre a transformação do homem, de Homo sapiens sapiens a ser humano, pode-se dizer, necessariamente, que:
a.
Envolve a realização do ser humano como busca e como aprendizado da idéia de humano.
b.
A humanidade evocada pelos mitos, pelas religiões e pelas ciências é, fundamentalmente, biológica, pois nós, os seres humanos, somos animais mamíferos.
c.
A humanidade é inata (algo que não é adquirido pelo aprendizado) no Homo sapiens sapiens, pois nascemos já “aparelhados” (com as habilidades e competências) para a vida social.
d.
É possível a existência do Homo ferus, ou seja, um ser humano crescer, desenvolver sua humanidade, sendo criado por um animal qualquer.
e.
Há grande interesse no meio científico em estudar a infinidade de meninos e meninas (humanos) criados por outros animais.
.
0,5 pontos
Pergunta 4
Das relações entre homem e sociedade decorre que:
a.
Há um sentido de ser humano que tende a ser único no mundo, o conceito padronizado pela ciência, enquanto outro é próprio a cada formação social, sociedade ou país.
b.
O ser humano satisfaz individualmente suas condições gerais de existência da mesma forma como cria os sentidos de que necessita.
c.
É o indivíduo que dá sentido à sociedade, personalizando a cultura. Por isso, é a psicologia que estuda a cultura.
d.
Identidade não é um conceito coletivo, mas, apenas, individual.
e.
Conforme vimos, ciência e religião não oferecem visões satisfatórias do ser humano, nada têm em comum e podemos afirmar que isso se deve à impossibilidade de complementaridade e diálogo entre ambas.
.
0,5 pontos
Pergunta 5
A principal característica da cultura é que, em seu processo de representação e