Homem de ferro
Foram descobertas as seguintes propriedades para os raios catódicos.
Química estrutura atômica
Introdução
Diz a lenda que foi observando os grãos de areia na praia que os gregos Demócrito e Leucipo, cerca de 450 anos antes de Cristo, tiveram a primeira concepção atomística. Achavam eles que toda a matéria era formada por diminutas partículas, às quais chamaram de átomos, que em grego significa “indivisíveis”. Hoje, nós sabemos que toda a matéria é formada por átomos, partículas extremamente pequenas, mas não indivisíveis. Sabemos que o átomo contém prótons, nêutrons e elétrons. E sabemos também que os prótons e os nêutrons são formados por partículas ainda menores, que são chamadas de “quarks”. E mais ainda: no interior do átomo, o que mais existe é espaço vazio. A eletrosfera é cerca de 10000 a 100000 vezes maior que o núcleo do átomo!
1ª. Os raios catódicos possuíam massa; 2ª. Os raios catódicos possuíam carga elétrica negativa; 3ª. Os raios catódicos se propagavam em linha reta. Posteriormente, os raios catódicos foram chamados de elétrons. A descoberta dessas partículas é atribuída a J. J. Thomson, físico inglês que conseguiu medir a relação entre sua carga e sua massa (e/m) pela análise do movimento do elétron quando submetido a um campo elétrico ou magnético. Para o elétron, em um campo magnético, temos: e v = m BR Sendo: v = velocidade atingida pelo elétron em um campo elétrico-magnético de indução; B = módulo do vetor indução magnética; R = raio da trajetória circular descrita pelo elétron no campo magnético.
O átomo de Dalton
Por volta de 1808, o inglês John Dalton, utilizando combinações químicas, formulou a seguinte teoria. • Toda a matéria é formada de átomos, esferas extremamente pequenas, maciças, homogêneas, indivisíveis e indestrutíveis. • Os átomos do mesmo elemento químico são idênticos em massa. • Em uma reação química, os átomos das substâncias reagentes se reorganizam para formar os produtos.
A