Homem Cultora e Sociedade
1. Explique, de acordo com Laraia, como se fundamenta o dilema da “conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana”.
Na diversidade de espaços e épocas, são notáveis discrepâncias entre as formas de os homens se portarem. Roque Laraia, faz um paralelo entre observações deixadas por uma série de pensadores, ao longo dos séculos, para tentar resolver um dilema por ele proposto Durante as citações, nota-se que “as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas através das diversidades sematológicas ou mesológicas”.
Na visão de Laraia ao pesquisar determinado povo o pesquisador utilizando de relativismo cultural, considera bárbaro o que não se prática em sua cultura, agindo assim de uma maneira etnocêntrica.
Para ele as diferenças de comportamento não podem ser explicadas através das diversidades sematológicas ou mesológicas.
Artigo 15. b) No estado atual de nossos conhecimentos, não foi ainda provada a validade da tese segundo a qual os grupos humanos diferem uns dos outros pelos traços psicologicamente inatos, quer se trate de inteligência ou temperamento. As pesquisas científicas revelam que o nível das aptidões mentais é quase o mesmo em todos os grupos étnicos. (DECLARAÇÃO OS AUSPÍCIOS DA UNESCO, 1950, apud LARAIA, 1986)
Segundo Laraia a espécie humana pode até se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes não são determinadas biologicamente.
2. O que se chama de “determinismo biológico”? Explique.
O Determinismo Biológico é uma teoria não aceita pelos antropólogos, que estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais, Laraia acredita que o comportamento de uma pessoa pode ser atribuído ao seu aprendizado, o que ele chama de um processo de endoculturação.
Para os antropólogos as diferenças genéticas não são