Adidas Segmentacao
Com base no livro Administração de Marketing de Philip Kotler e Kevin L. Keller, a segmentação é feita pelo motivo de que nem todos possuem os mesmos gostos e por meio de análises geográficas (estados, regiões, cidades ou bairros), demográficas (idade, renda, ocupação, classe social e muitos outros), psicográficas (dentro de um mesmo grupo geográfico pode haver vários tipos de personalidade) e comportamentais (conhecimento, atitude, uso ou reação a um produto) entre os consumidores, pode-se identificar e descrever grupos e possibilidades de qual é o público-alvo que a empresa deseja atingir para poder fornecer o produto certo para o cliente certo, trazendo mais benéficos para ambos. Pode-se dizer objetivamente que segmentação são grupo de clientes que compartilham um conjunto semelhante de necessidades e desejos.
Critérios de segmentação:
- Geográfica: não se aplica.
- Demográfica: Idade; tênis infantil e adulto. Renda; tênis classe A (custo mais elevado), tênis básicos (preço acessível). Sexo; tênis feminino e masculino.
- Psicográfica: Estilos de vida: Comum; tênis clássicos (sem especificação), esportista: tênis de liga leve, anatômico entre outros.
- Comportamental: Ocasiões de uso: tênis simples (para o dia a dia), chuteiras (futebol), tênis mais resistentes (uso ao ar livre).
- Fidelidade á marca-loja: A Adidas tem grande fidelidade á marca, é uma empresa fundada em 1920 e até hoje se preocupa em manter a qualidade original e a paixão pelo que faz.
- Afinidade cliente-vendedor: A empresa foca no consumidor e, portanto, em melhorar continuamente a qualidade, o olhar, o sentir e a imagem dos produtos e estruturas organizacionais para atender e exceder as expectativas dos consumidores e fornecer-lhes o valor mais alto. A marca é uma organização global que é socialmente e ambientalmente responsável, que abraça a criatividade e a diversidade e é financeiramente compensadora para seus funcionários e