Homem ao máximo
Os céus não são de bronze de forma literal, nem a terra será de ferro, mas nossas orações não passarão, simbolicamente, é como se nada brotasse. Outras pessoas ao seu redor podem estar vivendo uma condição diferente, céus abertos e terra fértil. Significa que as orações deles estão chegando ao mundo espiritual e as bênçãos têm chegado.
A falta de perdão pode ser um obstáculo para que vejamos os céus abertos. Não veremos céus abertos se estivermos com o coração cheio de ódio, amargura, sem perdão. Por isso, Jesus nos pede para orarmos: “Perdoa as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”. Sem perdão não há terra fértil, nem céus abertos. Pedro certa vez teve dúvidas quanto à quantidade que se deve perdoar e Jesus lhe respondeu: “Até setenta vezes sete”.
Amado (a), para que você tenha sempre os céus abertos e a terra fértil, tenha um coração leve, livre de mágoas ou ressentimentos. Perdoar é uma escolha. Ao contrário do que muitas pessoas dizem, perdoar não é esquecer, porque nunca esqueceremos. Perdoar significa não levar em conta.
Para que nunca você viva a falta de resposta às suas orações, não permita que seu coração endureça. Tenha sempre uma página em branco assinada por você com o perdão. Não espere que o outro mude de comportamento para perdoá-lo. Perdoar é uma atitude, relacionamento é outra coisa.
Em Provérbios, capítulo 10, verso 12, a Palavra do Senhor