Tiro desportivo
MARINHA DE GUERRA PORTUGUÊSA
Centro de Educação Física da Armada
07-12-2012
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
TIRO DESPORTIVO
A competição de tiro remete ao advento da pólvora, criação chinesa durante a Idade Média. Foram os árabes que a levaram ao solo europeu. Os primeiros torneios de tiro ao alvo com armas de fogo surgiram apenas no século XIX, com competições na Suécia, logo se alastrando para o restante da Europa. Uma das entidades mais importantes no desenvolvimento da modalidade foi a National Rifle Association, dos Estados Unidos, fundada em 1871. Posteriormente foi criada a Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF), que hoje possui 154 países filiados.
O tiro desportivo é uma modalidade que envolve teste de precisão e velocidade no manejo de uma arma de fogo ou de ar comprimido. A prática dessa modalidade requer treino e disciplina. É indispensável o uso de equipamentos de protecção individual (EPI) como óculos e protector auricular.
Todas as normas são reguladas pela ISSF (International Shooting Sport Federation) organismo internacional sediado na Alemanha.
Fonte: tirocerto.homestead.com
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO
Em 1916, aparece a “Federação do Tiro Nacional Português” e finalmente, em 1948, a “Federação Portuguesa de Tiro”, designação que mantém actualmente. A ligação ao Exército que referi teve certamente aspectos positivos, mas transportou consigo alguns aspectos negativos, nomeadamente a utilização sistemática de Carreiras de Tiro Militares, que levou a que não houvesse a preocupação de construir infra-estruturas próprias, uma falta de que ainda hoje sofremos as