Doping
Éticos e Morais
2010/2011
O que é o Doping?
A palavra doping, termo vulgarmente utilizado no mundo desportivo tem a sua origem no vocábulo “doop”: “doop” significa sumo viscoso obtido a partir do ópio. Na verdade, esta substância já era utilizada na Grécia Antiga.
O que é o Doping?
Uma substância ou um método é considerado como dopante, se pelo menos dois dos seguintes critérios estejam presentes:
• Ter potencial para melhorar ou melhorar efectivamente o rendimento desportivo;
• Constituir um risco para a saúde do atleta;
• Violar o espírito desportivo.
Esteróides Anabolizantes
Os esteróides anabolizantes são as drogas mais utilizadas e comuns no desporto de alta competição, sobretudo, nos desportos que carecem de uma grande força física e, consequentemente, de uma enorme força muscular. Este tipo de dopante é, frequentemente, utilizado por jovens que desejam uma melhor aparência estética. Esteróides Anabolizante
Estas substâncias são derivadas de uma hormona masculina, a testosterona, que existe naturalmente no nosso organismo. A utilização de esteróides tem como fim o desenvolvimento da massa muscular e da massa óssea.
Estimulantes
Os estimulantes são substâncias que aumentam a estimulação do sistema cardiovascular e do metabolismo orgânico em geral.
São substâncias que estimulam e aceleram a actividade cerebral (aumentam os reflexos) provocam o aumento da actividade dos atletas, diminuem o seu cansaço e aumentam a tolerância ao esforço físico.
Hormonas Peptídicas
Este tipo de substâncias actua no organismo como mensageiros que levam à produção de outras hormonas endógenas, como a testosterona e os glucocorticosteróides.
Hormonas Peptídicas
Possuem diversas funções das quais se destacam:
• Aumento do volume e da potência muscular;
• Aumento da massa muscular sem incremento da massa gorda corporal;
• Melhoria da recuperação tecidular;
• Aumento do número